Metodologia: Vídeo e exposição dialogada
- Comece a aula com a video aula do Prof. Iury Tikuna sobre violação de direitos dos povos indígenas durante a ditadura.
- Debata os temas levantados pelo Prof. Iury Tikina e depois mostre o vídeo “Presidente Médici na Transamazônica”.
- Com base na videoaula e na propaganda da ditadura sobre a Transamazônica, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre o Plano de Integração Nacional (PIN) e o papel da construção de rodovias na ideologia branqueadora do regime militar. Lembre de definir as múltiplas formas de violência da ditadura contra povos indígenas e problematizar a relação entre os números 434 mortos/desaparecidos (relatório final CNV) e 8350 mortos/desaparecidos (“capítulo indígena”, texto 5, volume 2 do relatório da CNV).
- Na sua exposição, procure responder às seguintes questões :
- Quais foram as principais formas de violência e violação de direitos humanos exercida pela ditadura contra povos indígenas?
- Como as rodovias BR 230, BR 174, BR 163 e BR 210, do Plano de Integração Nacional (PIN), funcionaram como vetores de violência e morte do regime militar contra povos indígenas? Use mapas, isso facilitará bastante a visualização do problema.
- Como a ideologia da modernização rodoviária se misturou com a inferiorização dos povos indígenas e o branqueamento do Brasil no ideário ditatorial?
- O que foram as GRIN?
- O que foi o reformatório Krenak?
- Qual a importância do Grupo de Trabalho indígena da Comissão Nacional da Verdade?
Por que a CNV resolveu contabilizar de maneira separada os 434 mortos/desaparecidos do relatório final e os 8350 indígenas mortos/desaparecidos, que só aparecem no capítulo indígena do relatório?- Na sua opinião, essa decisão reflete a invisibilização dos povos indígenas? Ou se justifica pelo argumento da prova documental escrita inexistente para massacres em massa de povos indígenas, que muitas vezes são reconstituídos com testemunhos orais?
Bibliografia indicada por Iury Tikuna:
ZEMA, MOREIRA & ZELIC (Orgs.). Demarcar é reparar. Olhar indígena sobre a Justiça de Transição no Brasil. São Paulo: Instituto de Políticas Relacionais, 2023.
ZELIC, ZEMA & MOREIRA (Orgs.). Genocídio indígena e políticas integracionistas. Demarcando a escrita no campo da memória. São Paulo: Instituto de Políticas Relacionais, 2021.