Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1 – Marcha da Família, com Deus e pela Propriedade em 1964
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (São Paulo, 19/3/1964). Peça que a descrevam.
- O que está escrito nos cartazes? O que chama a atenção? Quem será que são essas pessoas e por que estão reunidas em manifestação? Criem hipóteses.
- Depois explique que se trata da Marcha da Família, com Deus e pela Propriedade, uma manifestação da TFP (tradição, família e propriedade), um grupo cristão conservador e de extrema direita. Eles fomentaram o golpe de 1964 e apoiaram a repressão. Naquele mês, mais de 10 marchas como essa ocorreram em várias partes do país.
- Explique também que, apesar desses setores da sociedade terem apoiado a ditadura, 70% da população apoiava as reformas de base de Jango, como demonstrado em pesquisa Ibope realizada poucas semanas antes do golpe.
IMAGEM 2 – Padres de colocam na dianteira da cavalaria da polícia no Rio de Janeiro
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Rio de Janeiro, 2/4/1968) e peça que a descrevam.
- O que os alunos sentem perante esta imagem? O que será que está acontecendo? Por que os padres estão se colocando diante da cavalaria?
- Depois, conte aos alunos que se trata de uma repressão militar ocorrida no dia da Missa de Sétimo Dia do estudante Edson Luis, de 18 anos. O estudante secundarista tinha sido morto pela ditadura em 28 de março de 1968 no Rio de Janeiro, quando protestava por melhorias no restaurante estudantil chamado Calabouço. Seu velório refletiu uma enorme comoção popular. A missa, em 2/4/1968, se transformou em um ato ecumênico contra a ditadura. Os militares pretendiam interromper a missa, mas os padres impediram e continuaram a cerimônia.
- Para contar mais detalhes sobre esse dia, leia aqui.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre religião e ditadura.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.