Navegue pelas aulas:

Religião e ditadura

Religião e ditadura

Qual a relação entre religião e política no período da ditadura civil-militar brasileira? Como diferentes religiões atuaram em relação às perseguições políticas e à repressão? O objetivo dessa sequência didática é debater esse tema, especialmente os antagonismos ideológicos internos às religiões de matriz cristã. A Igreja teve lideranças que exerceram papéis opostos entre si, do golpe de 1964 até as campanhas de redemocratização. Por um lado, setores poderosos da alta cúpula da Igreja se aliaram ao regime autoritário. Por outro, muitos religiosos se organizaram nos grupos de resistência e exerceram um papel fundamental na luta pela democracia. O número de aulas indicado é apenas uma sugestão. É possível utilizar mais ou menos aulas de acordo com sua necessidade.

Para aplicar esta sequência, recomendamos a leitura do Texto 4 – “Violações de direitos humanos nas igrejas cristãs” do relatório final da CNV (volume 2).

Sequência didática

  • Aula 1 – Cristianismo dividido
  • Aula 2 – Política e religião na ditadura
  • Aula 3 – Em nome de Deus
  • Aula 4 – Trajetórias religiosas
  • Aula 5 – Pastoral Operária
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.