Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula da Profa. Magali Cunha.
- Com base na exposição da Profa. Magali Cunha, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre religião e ditadura.
- Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
- Como o golpe de 1964 e a ditadura buscaram legitimação na religiosidade brasileira?
- Em contraponto, como a religiosidade brasileira foi um espaço de resistência democrática?
- Qual foi o papel dos frades dominicanos na resistência à ditadura? Como foram exemplarmente reprimidos pelo regime?
- Qual foi a relação entre religião e política no período ditatorial?
- Explique aos alunos o que foi a Ação Católica Brasileira e a atuação das Juventudes Católicas no período da ditadura: Juventude Agrária Católica (JAC); Juventude Estudantil Católica (JEC); Juventude Independente Católica (JIC); Juventude Operária Católica (JOC); e Juventude Universitária Católica (JUC).
- Como religião e política se atrelaram na derrubada da ditadura nos anos 1980?
- Indique aos alunos o filme e o livro “Batismo de Sangue”, de Frei Betto.