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Lutar por memória, verdade e justiça

Lutar por memória, verdade e justiça

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula da Profa. Janaína Teles.
  2. Em seguida, compartilhe com os alunos dados oficiais do relatório Brasil Nunca Mais e da CNV sobre a contabilidade da repressão. Explique que sem uma CNV não seria possível ter acesso a essa verdade sobre a repressão e a violência de Estado permaneceria encoberta e protegida.
    • 434 mortos e desaparecidos (individualmente identificáveis com documentos oficiais)
    • 8350 assassinados em massacres de comunidades indígenas indígenas (não identificáveis individualmente)
    • 10 mil exilados
    • 50 mil presos nos primeiros meses do regime
    • 7.367 pessoas acusadas nos termos da Lei de Segurança Nacional (10.034 inquiridos)
    • 130 banidos
    • 4.862 cassados
    • 6.592 militares punidos
    • 245 estudantes expulsos da universidade
  3. Com base na exposição da Profa. Janaína Teles, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre a CNV.
  4. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
    • O que é Justiça de Transição? Leia o texto O que é Justiça de Transição no Portal.
    • O que são e qual a importância das políticas de memória sobre períodos de ditadura?
    • O que são e qual a importância das políticas de reparação das vítimas das ditaduras?
    • O que foi a CNV e qual a sua importância histórica?
    • Por que demorou tanto para uma CNV ser instalada no Brasil?
    • Qual a importância do trabalho das Comissões Estaduais, municipais ou locais da Verdade desenvolvidas durante os anos da CNV?
    • Quais as principais recomendações da CNV? Selecione algumas para analisar mais detalhadamente.
    • Quais os limites da CNV e das suas recomendações?
    • Por que os torturadores não foram punidos no Brasil? O que falta para o Brasil alcançar a justiça?
    • Qual a importância das políticas por memória, verdade, reparação e justiça em relação à ditadura civil-militar brasileira?
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
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