Metodologia: pesquisa, seleção de cards/cartazes e apresentação sobre movimentos sociais contemporâneos
- Nessa aula, os alunos vão pesquisar sobre movimentos sociais contemporâneos que surgiram a partir do luto de familiares que perderam parentes queridos para a letalidade policial. Alguns exemplos específicos do Rio de Janeiro, de movimentos encabeçados por mães das vítimas, podem ser encontrados no verbete Chacinas e criação de movimentos sociais de mães no RJ do WikiFavelas.
- Peça que os alunos se organizem em grupos. Cada grupo vai pesquisar um movimento diferente do outro. Para que não haja repetições, selecione 10 movimentos e distribua por sorteio entre os grupos.
- Nessa aula, os alunos devem pesquisar: qual é a origem do movimento; qual a história que motivou a criação do movimento; quem são as vítimas assassinadas em homenagem às quais se luta por justiça; quem parece protagonizar tal movimento em termos de parentesco com as vítimas. Estas e outras questões podem ser listadas como relevantes para a realização da pesquisa.
- Cada grupo produzirá uma apresentação respondendo às estas questões para a aula seguinte.