Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula da Profa. Samantha Quadrat.
- Em seguida, mostre aos alunos a aula especial 1985 – 30 anos de democracia: Diretas já, da UNIVESP TV.
- Com base na exposição da Profa. Samantha Quadrat e da aula especial da Univesp, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre a Campanha das Diretas Já, os comícios e a transição democrática.
- Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
- Como a Campanha das Diretas Já! começou e como cresceu?
- Quais os diferentes setores da sociedade que participaram dessa luta e quais as suas contradições?
- Qual o papel dos trabalhadores e sindicatos na luta pela democratização do Brasil?
- O que foi a Emenda Dante de Oliveira e por que ela foi derrotada mesmo tendo maioria absoluta de votos?
- O que se seguiu à derrota da Emenda das Diretas? O que foi o Colégio Eleitoral de 1985?
- Quem foi Sarney? Por que ele se aproxima mais de ser o último presidente da ditadura do que o primeiro da democracia?
- Qual a importância de Lula e do PT na redemocratização do Brasil?
- Qual a importância de Ulysses Guimarães e do MDB da redemocratização do Brasil?
- Como a Campanha das Diretas se relaciona com a Constituinte de 1988 em termos de mobilização social e acordos políticos?