Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1 – Ação da Guarda Rural Indígena em 1970. Os agentes executam o pau de arara enquanto desfilam perante o pelotão
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Belo Horizonte, 5/2/1970). Peça que a descrevam.
- O que os alunos sentem perante esta imagem? Quem são essas pessoas? O que estão fazendo? Por quê? Criem hipóteses.
- Explique o que foi a GRIN (Guarda Rural Indígena). O que a história da GRIN revela sobre as formas de tortura e terrorismo de Estado da ditadura? Reflita sobre a crueldade brutal de ensinar indígenas a torturar outros indígenas, expulsá-los de seus territórios e assassinar aldeias inteiras.
- Para mais detalhes, use o documentário “GRIN – Guarda Rural Indígena” de Roney Freitas e Isael Maxakali 2016.
IMAGEM 2 – A construção da Transamazônica em Altamira, em 1972
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Altamira-PA, 22/08/1972,) e peça que a descrevam.
- O que está sendo construído? O que havia no lugar por onde passará essa rodovia? Quem estava ali antes? Qual a relação entre sociedade e natureza expressa na imagem? Criem hipóteses.
- Explique que a Transamazônica (BR 230) é uma rodovia construída durante a ditadura dentro do Plano de Integração Nacional (PIN), que alegava integrar o Norte ao restante do Brasil por meio de estradas modernas. Na realidade, as rodovias do PIN foram construídas com base na remoção de povos indígenas, torturas, mortes e desaparecimentos de povos indígenas inteiros. Discuta o que é modernização e se as rodovias da ditadura, por serem supostamente modernas, justificariam ou não a remoção de povos indígenas de seus territórios.
- Para mais detalhes, veja o relatório da Comissão Estadual da Verdade do Amazonas, sobre o genocídio dos povos Waimiri Atroari durante a construção da rodovia Manaus-Boa Vista (BR 174).
Documentário “GRIN – Guarda Rural Indígena”
- Com os minutos restantes da aula, comecem a assistir o documentário “GRIN – Guarda Rural Indígena” de Roney Freitas e Isael Maxakali 2016. Peça que os alunos terminem de ver o documentário em casa para a aula seguinte, pois haverá uma atividade sobre ele.