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Sequências Didáticas

Sequências Didáticas

Nas 22 Sequências Didáticas Temáticas o educador encontrará propostas de aulas sobre determinados temas. Sua metodologia é pautada no desenvolvimento de repertório histórico, no diálogo e na interação professor-aluno-conteúdo. Nelas estão sugeridos os seguintes recursos metodológicos:

Análise de imagens e oficina de elaboração de perguntas
O professor vai mobilizar a sensibilidade dos alunos diante de imagens relacionadas ao tema da Sequência Didática (SD). A imagem é uma ferramenta de sensibilização dos conhecimentos prévios, um convite à reflexão. Estimule a expressão dos alunos, seus repertórios e pensamentos. Depois, produza uma oficina de elaboração de perguntas sobre os temas levantados. Formular perguntas não é uma tarefa simples e estimula o engajamento dos estudantes com o tema. Registre o inventário de perguntas da classe.
Leitura, registro e debate
Serão indicadas leituras do Portal Memórias da Ditadura, que podem ser realizadas individualmente ou em grupo. É fundamental se atentar aos alunos que manifestam mais dificuldade de interpretação de texto, dialogando a respeito do sentido textual e como compreendê-lo. Nessa aula, os alunos são convocados a responder suas próprias perguntas formuladas na Oficina de Perguntas da aula anterior como lição de casa e atividade avaliativa.
Vídeo e Exposição dialogada
O Portal disponibiliza uma vídeoaula original de cerca de 20 minutos com um especialista do tema em cada SD. Sugerimos que a transmita e depois inicie sua aula de tipo expositivo-dialogado. Em cada SD, disponibilizamos perguntas orientadoras que podem ser selecionadas pelo professor para guiar a exposição-diálogo. É importante deixar os alunos a vontade para participar no meio da exposição.
Análise de fonte primária
A sequência didática finaliza com uma fonte primária a ser analisada após o trabalho de leitura e estudo. A fonte pode ser escrita, visual, sonora ou audiovisual. Lembre-se de instrumentalizar os estudantes com as questões:

(a) quem criou esse documento?
(b) Com qual finalidade?
(c) O que esse documento nos diz?
(d) Como podemos relacionar o documento ao contexto?
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Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.