Cristianismo dividido

Cristianismo dividido

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – Marcha da Família, com Deus e pela Propriedade em 1964

Marcha da Família na Praça da Sé
Marcha da Família na Praça da Sé

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (São Paulo, 19/3/1964). Peça que a descrevam.
  2. O que está escrito nos cartazes? O que chama a atenção? Quem será que são essas pessoas e por que estão reunidas em manifestação? Criem hipóteses.
  3. Depois explique que se trata da Marcha da Família, com Deus e pela Propriedade, uma manifestação da TFP (tradição, família e propriedade), um grupo cristão conservador e de extrema direita. Eles fomentaram o golpe de 1964 e apoiaram a repressão. Naquele mês, mais de 10 marchas como essa ocorreram em várias partes do país.
  4. Explique também que, apesar desses setores da sociedade terem apoiado a ditadura, 70% da população apoiava as reformas de base de Jango, como demonstrado em pesquisa Ibope realizada poucas semanas antes do golpe.

IMAGEM 2 – Padres de colocam na dianteira da cavalaria da polícia no Rio de Janeiro

Padres se colocam diante da cavalaria da Polícia no Rio de Janeiro
Padres se colocam diante da cavalaria da Polícia no Rio de Janeiro. Os policiais pretendiam interromper a missa de sétimo dia em memória ao estudante Edson Luís

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Rio de Janeiro, 2/4/1968) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos sentem perante esta imagem? O que será que está acontecendo? Por que os padres estão se colocando diante da cavalaria?
  3. Depois, conte aos alunos que se trata de uma repressão militar ocorrida no dia da Missa de Sétimo Dia do estudante Edson Luis, de 18 anos. O estudante secundarista tinha sido morto pela ditadura em 28 de março de 1968 no Rio de Janeiro, quando protestava por melhorias no restaurante estudantil chamado Calabouço. Seu velório refletiu uma enorme comoção popular. A missa, em 2/4/1968, se transformou em um ato ecumênico contra a ditadura. Os militares pretendiam interromper a missa, mas os padres impediram e continuaram a cerimônia.
  4. Para contar mais detalhes sobre esse dia, leia aqui.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre religião e ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.