Metodologia: Leitura, registro e debate
- Comece a aula retomando as perguntas criadas pelos alunos na aula anterior.
- Divida os alunos para leitura silenciosa de diferentes tópicos do texto “Comissão Nacional da Verdade”. Todos devem ler o tópico O que são Comissões da Verdade. Depois, divida a turma em 3 blocos para leitura individual dos tópicos (a) A Comissão Nacional da Verdade no Brasil; (b) As Comissões da Verdade pelo Brasil; e (c) Experiências Internacionais que antecederam a CNV.
- Depois, convide-os a comentarem o textos. Eles conseguiram responder às próprias perguntas com a leitura? O que descobriram? Quais as novas dúvidas? Ajude-os a interpretar o que foi lido e acrescente novas informações.
- Em seguida, realize em VOZ ALTA a leitura coletiva das Recomendações da CNV (tópico final do texto do portal). Divida a leitura em voz alta com os alunos e, após cada recomendação, faça uma pausa, interprete e comente sua importância. Pergunte aos alunos como compreendem cada uma das recomendações e tente dirimir as dúvidas.
- Peça como lição de casa que registrem as respostas de 5 perguntas entre aquelas elaboradas na aula anterior e que entreguem como atividade do curso.