Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Público presente na entrega do Relatório Final à sociedade
Público presente na entrega do Relatório Final à sociedade

As Recomendações da CNV

Seguem abaixo transcritas as 29 recomendações do Capítulo “Conclusões e Recomendações” do Volume 1 do Relatório da CNV:

  1. Reconhecimento, pelas Forças Armadas, de sua responsabilidade institucional pela ocorrência de graves violações de direitos humanos durante a ditadura militar (1964 a 1985).
  2. Determinação, pelos órgãos competentes, da responsabilidade jurídica – criminal, civil e administrativa – dos agentes públicos que deram causa às graves violações de direitos humanos ocorridas no período investigado pela CNV, afastando-se, em relação a esses agentes, a aplicação dos dispositivos concessivos de anistia inscritos nos artigos da Lei no 6.683, de 28 de agosto de 1979, e em outras disposições constitucionais e legais.
  3. Proposição, pela administração pública, de medidas administrativas e judiciais de regresso contra agentes públicos autores de atos que geraram a condenação do Estado em decorrência da prática de graves violações de direitos humanos.
  4. Proibição da realização de eventos oficiais em comemoração ao golpe militar de 1964.
  5. Reformulação dos concursos de ingresso e dos processos de avaliação contínua nas Forças Armadas e na área de segurança pública, de modo a valorizar o conhecimento sobre os preceitos inerentes à democracia e aos direitos humanos.
  6. Modificação do conteúdo curricular das academias militares e policiais, para promoção da democracia e dos direitos humanos.
  7. Retificação da anotação da causa de morte no assento de óbito de pessoas mortas em decorrência de graves violações de direitos humanos.
  8. Retificação de informações na Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Rede Infoseg) e, de forma geral, nos registros públicos.
  9. Criação de mecanismos de prevenção e combate à tortura.
  10. Desvinculação dos institutos médicos legais, bem como dos órgãos de perícia criminal, das secretarias de segurança pública e das polícias civis.
  11. Fortalecimento das Defensorias Públicas.
  12. Dignificação do sistema prisional e do tratamento dado ao preso.
  13. Instituição legal de ouvidorias externas no sistema penitenciário e nos órgãos a ele relacionados.
  14. Fortalecimento de Conselhos da Comunidade para acompanhamento dos estabelecimentos penais.
  15. Garantia de atendimento médico e psicossocial permanente às vítimas de graves violações de direitos humanos.
  16. Promoção dos valores democráticos e dos direitos humanos na educação.
  17. Apoio à instituição e ao funcionamento de órgão de proteção e promoção dos direitos humanos.
  18. Revogação da Lei de Segurança Nacional.
  19. Aperfeiçoamento da legislação brasileira para tipificação das figuras penais correspondentes aos crimes contra a humanidade e ao crime de desaparecimento forçado.
  20. Desmilitarização das polícias militares estaduais.
  21. Extinção da Justiça Militar estadual.
  22. Exclusão de civis da jurisdição da Justiça Militar federal.
  23. Supressão, na legislação, de referências discriminatórias das homossexualidades.
  24. Alteração da legislação processual penal para eliminação da figura do auto de resistência à prisão.
  25. Introdução da audiência de custódia, para prevenção da prática da tortura e de prisão ilegal.
  26. Estabelecimento de órgão permanente com atribuição de dar seguimento às ações e recomendações da CNV.
  27. Prosseguimento das atividades voltadas à localização, identificação e entrega aos familiares ou pessoas legitimadas, para sepultamento digno, dos restos mortais dos desaparecidos políticos.
  28. Preservação da memória das graves violações de direitos humanos.
  29. Prosseguimento e fortalecimento da política de localização e abertura dos arquivos da ditadura militar.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.