Saiba Mais

Bibliografia

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE (CNV). GT Operação Condor. Disponível em: https://cnv.memoriasreveladas.gov.br/index.php/2-uncategorised/417-operacao-condor-e-a-ditadura-no-brasil-analise-de-documentos-desclassificados. Acesso em 06/06/2025.

DINGES, John. Os anos do Condor. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EN DERECHOS HUMANOS DEL MERCOSUR (org.). A 40 años del cóndor. Buenos Aires: IPPDH, 2015.

LESSA, Francesca. Justiça sem fronteiras: o julgamento da Operação Condor. In: AMADEO, Javier (org.). Violência de Estado na América Latina. São Paulo: Ed. UNIFESP, 2019.

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO (org.). 119. São Paulo: Memorial da Resistência de São Paulo, 2014.

MUSEO DE LA MEMORIA Y LOS DERECHOS HUMANOS (org.). Operación Cóndor: historias personales, memorias compartidas. Santiago: Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, 2015.

UNIVERSITY OF OXFORD. Unravelling Operation Condor/La Operación Condor al descubierto. YouTube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XLWnz9bYxn4. Acesso em: 17 dez. 2024.

Audiovisual

CONDOR. Documentário. Direção: Roberto Mader. Brasil: Focus Filme, 2007.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.