Menu
Explore o conteúdo
Sequências Didáticas
Nas 22 Sequências Didáticas Temáticas o educador encontrará propostas de aulas sobre determinados temas. Sua metodologia é pautada no desenvolvimento de repertório histórico, no diálogo e na interação professor-aluno-conteúdo. Nelas estão sugeridos os seguintes recursos metodológicos:
Análise de imagens e oficina de elaboração de perguntas
O professor vai mobilizar a sensibilidade dos alunos diante de imagens relacionadas ao tema da Sequência Didática (SD). A imagem é uma ferramenta de sensibilização dos conhecimentos prévios, um convite à reflexão. Estimule a expressão dos alunos, seus repertórios e pensamentos. Depois, produza uma oficina de elaboração de perguntas sobre os temas levantados. Formular perguntas não é uma tarefa simples e estimula o engajamento dos estudantes com o tema. Registre o inventário de perguntas da classe.
Leitura, registro e debate
Serão indicadas leituras do Portal Memórias da Ditadura, que podem ser realizadas individualmente ou em grupo. É fundamental se atentar aos alunos que manifestam mais dificuldade de interpretação de texto, dialogando a respeito do sentido textual e como compreendê-lo. Nessa aula, os alunos são convocados a responder suas próprias perguntas formuladas na Oficina de Perguntas da aula anterior como lição de casa e atividade avaliativa.
Vídeo e Exposição dialogada
O Portal disponibiliza uma vídeoaula original de cerca de 20 minutos com um especialista do tema em cada SD. Sugerimos que a transmita e depois inicie sua aula de tipo expositivo-dialogado. Em cada SD, disponibilizamos perguntas orientadoras que podem ser selecionadas pelo professor para guiar a exposição-diálogo. É importante deixar os alunos a vontade para participar no meio da exposição.
Análise de fonte primária
A sequência didática finaliza com uma fonte primária a ser analisada após o trabalho de leitura e estudo. A fonte pode ser escrita, visual, sonora ou audiovisual. Lembre-se de instrumentalizar os estudantes com as questões:
(a) quem criou esse documento?
(b) Com qual finalidade?
(c) O que esse documento nos diz?
(d) Como podemos relacionar o documento ao contexto?
(a) quem criou esse documento?
(b) Com qual finalidade?
(c) O que esse documento nos diz?
(d) Como podemos relacionar o documento ao contexto?
Previous slide
Next slide