Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Saiba Mais

Referências Bibliográficas

BRITO, Alexandra Barahona de; AGUILAR, Paloma; GONZALEZ, Carmem. Las politicas hacia el pasado: juicios, depuraciones, perdón y olvido en las nuevas democracias. Madrid: Istmo, 2002. 

ELSTER, Jon. Closing the books: transitional justice in historical perspective. New York: Cambridge University, 2004. 

GALLO, Carlos Artur.  Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: um estudo sobre o trabalho da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014. 

HUNTINGTON, Samuel P. A terceira onda: a democratização no final do século XX. São Paulo: Ática, 1994.

O’DONNEL, Guillermo; SCHMITTER, Philippe. Transições do regime autoritário: primeiras conclusões. São Paulo: Vértice; Revista dos Tribunais, 1988. 

PINTO, António Costa. Authoritarian Legacies, Transitional Justice and State Crisis in Portugal’s Democratization. In: Democratization, vol.13, n.2, april 2006.

QUINALHA, Renan Honório. Justiça de transição: contornos do conceito. São Paulo: Outras expressões; Dobra editorial, 2013. 

ROUSSO, Henry.  Le Syndrome de Vichy: de 1944 à nos jours. 2ªed. Paris: Seuil, 1990.  

TEITEL, Ruti. Transitional Justice Genealogy. Harvard Human Rights Journal, v. 16, 2003.

TEÓFILO, João. Passar o passado a limpo: Memória, esquecimento, justiça e impunidade no Brasil pós-ditadura [tese de doutorado]. Belo Horizonte: UFMG, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/45833 

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.