Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

5º Congresso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Militantes do MST em marcha no 5º Congresso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Século XXI: agronegócio e a Reforma Agrária

Século XXI: agronegócio e a Reforma Agrária

Falar de Reforma Agrária implica em pensar uma reforma do sistema agrário do Brasil, pela superação do modelo político hegemônico vigente. Um projeto é posto em jogo: o do agronegócio, que expande seu tamanho e poder a partir do controle político e econômico dos territórios em que atuam, implicando as velhas formas de dominação cultural, do trabalho, convertendo isso em capital eleitoral e na ampliação da bancada ruralista em espaços legislativos. Tal processo não garante a produção de alimentos suficientes para a população brasileira, depende de amplos territórios agrícolas e foca em apenas cinco variedades de produção: soja, milho, sorgo, eucalipto e gado de corte, que têm peso nas bolsas de valores internacionais. Esse modo de produção, ademais, é ambientalmente insustentável, pois depende de alta utilização de agrotóxicos, mecanização pesada, uso abusivo de água e alto desmatamento para ampliar suas fronteiras de produção monocultoras.

Um projeto alternativo é o da retomada da Reforma Agrária. Para isso, o primeiro passo é romper com a lógica do latifúndio e democratizar a terra no país, cumprindo o requisito essencial da função social da terra, como consta na Constituição Federal de 1988. Importante demarcar que vivemos um alto impacto ambiental, agravado pelo agronegócio, gerando a maior crise hídrica da história. Recuperar a Reforma Agrária, portanto, deve retomar o controle racional da produção de alimentos, tendo na agroecologia o sistema produtivo necessário para recuperar áreas de proteção ambiental, de recarga aquífera, utilizando outra lógica de produção de alimentos saudáveis, que leve em conta a perspectiva do trabalho a partir do desenvolvimento das cooperativas de agricultores familiares e camponeses. Uma Reforma Agrária que permita a industrialização da produção dos assentamentos com tecnologias de produção de baixo impacto e alta produtividade, que estimule a utilização de defensivos naturais, sementes agroecológicas e rotatividade de culturas, garantindo a base da produção de alimentos saudáveis necessária para a dieta dos trabalhadores do campo e da cidade.

A repressão no campo é uma realidade que precede o período da ditadura militar e que se mantém até hoje: a violência sofrida pela população no meio rural, ainda que seja denunciada, frequentemente não é sequer registrada nas delegacias. As causas institucionais e políticas que restringiram o acesso de camponeses aos direitos da Justiça de Transição, apenas fortalecem o entendimento de que as violências cometidas contra os camponeses no passado precisam ser combatidas, pois, com novas aparências, as violações se repetem insistentemente no presente.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.