Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Saiba Mais – População negra

Bibliografia:

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Editora Letramento, São Paulo, 2018.

GONZALEZ, Lélia. O movimento negro na última década. In O lugar do Negro. Orgs Hasenbalg, C.; Gonzalez, L. Marco Zero, RJ, 1982.

KÖSSLING, K. S. (2007). As lutas anti-racistas de afro-descendentes sob vigilância do Deops/Sp (1964-1983). São Paulo. Dissertação de História.

MOURA, Clóvis. (1981). Organizações negras. In: São Paulo: O povo em movimento.SINGER e BRAND (Orgs.), Petrópolis: Ed. Vozes.

RATTS, Alex. (2007) Eu Sou Atlântica. São Paulo. Imprensa Oficial/ Instituto kuanza.

RATTS, Alex; RIOS, Flavia. (2010) Lélia Gonzalez. São Paulo: Selo Negro.

RIOS, Flavia (2014a). A Trajetória de Thereza Santos: Comunismo, Raça e Gênero durante o regime militar. In Revista Plural. São Paulo. Dossiê sobre Ditadura Militar.

ROLAND, Edna (2000). Movimento de Mulheres Negras Brasileiras. In: GUIMARÃES e HUNTLEY. Tirando a Máscara.  Paz e Terra. São Paulo: Paz e Terra.

RUFINO, Joel. (1985). O Movimento Negro e Crise BrasileiraRevista Política e Administração. Rio de Janeiro. Vol.2.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.