Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Saiba Mais

Referências Bibliográficas

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório Final. Volumes I e II. Brasília: CNV, 2014.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório preliminar de pesquisa sobre Centros clandestinos de violação de direitos humanos. Brasília: CNV, 2014.

IPPDH. Princípios fundamentais para as políticas públicas sobre lugares de memória. Buenos Aires: IPPDH, 2012

JELÍN, Elizabeth. Marcas territoriales, patrimonio y memoria. ¿Conservar o transmitir? In: CATELA, Ludmila da Silva (et al.). Antologia Elizabeth Jelin. Las tramas del tiempo: Familia, género, memorias, derechos y movimientos Sociales. Buenos Aires: CLACSO, 2020. pp. 152-173.

NORA, Pierre. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993

QUADRAT, Samantha; DA SILVA, I. P. Marcas territoriais do passado autoritário: lugares de memória e de consciência na América Latina. In: TEMPO. Revista do departamento de História da UFF, v. 27, pp.117-123, 2021.

SILVA. Elson Luiz Mattos da. Memórias resistentes: as construções das memórias das ditaduras no Brasil e na Argentina a partir da preservação de edifícios da repressão. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. 2018.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.