Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Lançamento do programa Clínicas do Testemunho na ALESP em 2013
Lançamento do programa Clínicas do Testemunho na ALESP em 2013.

Reparação psíquica

Reparação psíquica

Os traumas causados pela violência de Estado no período da ditadura militar, entre os anos de 1964 e 1985, produziram um sofrimento que deve ser encarado como questão de saúde pública, além de uma pauta de Memória, Verdade e Justiça. Seus efeitos podem aparecer em um âmbito pessoal, na dificuldade de manter relações, no sono prejudicado por pesadelos e pela insônia, na falta de estabilidade emocional, entre outras consequências que ficam como marcas da violência.

O sofrimento que essas marcas produzem alcança um aspecto intergeracional, afetando laços familiares de perseguidos políticos pelo regime. Aparecem também em âmbito social, uma vez que marcaram na sociedade brasileira um longo período de silenciamento e tentativas de esquecimento das vítimas afetadas por graves violações de direitos humanos. Tal silenciamento e sistemático esquecimento devem ser entendidos como um sintoma da sociedade brasileira, cujo Estado mantém um modo de funcionamento que reproduz muitos elementos de exclusão social de negros, indígenas, mulheres, e outros grupos subjugados. 

Com isso, a reparação psíquica é fundamental, tanto em um aspecto individual quanto em um aspecto coletivo, para o tratamento e reparação das marcas de todas essas violências passadas e perpetuadas. Assim, a pauta foi incluída como política pública a partir do projeto Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia, sendo um desdobramento da luta de muitos anos pela Memória, Verdade e Justiça sustentada pelas vítimas da ditadura, incluindo movimentos sociais e familiares de pessoas mortas e desaparecidas durante o regime militar.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.