Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Encarceramento em massa e política de drogas

Encarceramento em massa e política de drogas

Encarceramento no Brasil em comparação com o mundo   

O Brasil é um dos países que mais encarcera no mundo, especialmente se for levado em conta o percentual de presos provisórios (sem julgamento) dentro do sistema prisional. Mas o Brasil não é um bloco monolítico e, quando o tema é o encarceramento, as diferenças entre os estados são tão gritantes, que se cada um deles fosse um país, o pequeno estado de Rondônia ocuparia o segundo lugar do mundo em número de presos, ficando atrás somente dos Estados Unidos, enquanto o Maranhão estaria no 150º lugar. 

Sabe-se também que alguns Estados brasileiros encarceram excessivamente a população. Isso se deve especialmente à política de guerra contra as drogas que alguns governos têm travado.

A guerra contra as drogas e seus efeitos sobre o encarceramento em massa

Uma forma de entender o motivo de alguns estados brasileiros encarcerarem muito é observar os estados ao oeste no Brasil, principalmente aqueles próximos dos países produtores de cocaína: são os que mais prendem. No mapa seguinte é possível conferir essa informação com mais detalhes. Há cerca de 10 anos, o percentual de presos por drogas não passava de 10%, e segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais, quase 28% da população carcerária no país está presa por crimes previstos na Lei de Drogas.

Superando a guerra às drogas: descriminalização

Se durante a ditadura a guerra foi declarada contra os opositores políticos, na democracia, o aparelho repressor do Estado elegeu outros inimigos: os pobres da periferia que dependem de fontes informais de renda, como o varejo de drogas, para sobreviver. A política de guerra às drogas tem afetado especialmente essa população, que vende em pequenas quantidades e, ao mesmo tempo, consome a droga.

Mulheres na condição de únicas provedoras da família figuram entre as principais vítimas dessa guerra. Nos estados que apresentam um alto encarceramento por drogas, as mulheres também estão mais representadas.

A superação desse problema está na descriminalização do porte e do pequeno tráfico de drogas. Os recursos gastos hoje para encarcerar poderiam ser utilizados, por exemplo, para aprimorar as políticas públicas de saúde relacionadas às drogas. Atualmente, se um dependente quer se livrar da prisão, tem de recorrer a internações em instituições religiosas, nem sempre qualificadas para oferecer a melhor resposta ao problema.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.