- Muitos detentos brasileiros foram julgados e culpados em razão de provas circunstanciais, baseadas em depoimentos, e não de provas materiais resultantes da análise pericial. A obtenção destas provas poderia devolver a liberdade a milhares de inocentes que, injustamente presos, contribuem para agravar ainda mais o problema do encarceramento em massa no país.
- A perícia criminal é responsável pela realização de exames de corpo de delito em casos de lesão corporal, impedindo a invisibilização e a perpetuação de formas variadas de violência sexual, policial, doméstica, dentre outras.
- Às instituições de perícia, como os Institutos Médico-Legais, cabe, também, a identificação de restos mortais ou de cadáveres não-identificados, o que é um trabalho essencial para a redução dos alarmantes índices de desaparecimento no Brasil.
- A perícia criminal é um elemento indispensável para a promoção dos Direitos Humanos e para a efetivação do direito à verdade e à justiça no Brasil. O fortalecimento da perícia, sua independência em relação às polícias civis e federal, e o investimento na formação dos seus profissionais devem estar na agenda dos direitos humanos no país para que os legados impressos pela ditadura militar nas estruturas de Segurança Pública possam ser superados.