Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Considerações finais

Considerações finais
  • Muitos detentos brasileiros foram julgados e culpados em razão de provas circunstanciais, baseadas em depoimentos, e não de provas materiais resultantes da análise pericial. A obtenção destas provas poderia devolver a liberdade a milhares de inocentes que, injustamente presos, contribuem para agravar ainda mais o problema do encarceramento em massa no país.
  • A perícia criminal é responsável pela realização de exames de corpo de delito em casos de lesão corporal, impedindo a invisibilização e a perpetuação de formas variadas de violência sexual, policial, doméstica, dentre outras.
  • Às instituições de perícia, como os Institutos Médico-Legais, cabe, também, a identificação de restos mortais ou de cadáveres não-identificados, o que é um trabalho essencial para a redução dos alarmantes índices de desaparecimento no Brasil.
  • A perícia criminal é um elemento indispensável para a promoção dos Direitos Humanos e para a efetivação do direito à verdade e à justiça no Brasil. O fortalecimento da perícia, sua independência em relação às polícias civis e federal, e o investimento na formação dos seus profissionais devem estar na agenda dos direitos humanos no país para que os legados impressos pela ditadura militar nas estruturas de Segurança Pública possam ser superados.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.