Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

PEC da Perícia

Na maioria dos Estados brasileiros, as Assembleias Legislativas Estaduais já aprovaram a desvinculação das Perícias Criminais da estrutura orgânica da Polícia Civil. Porém, muitos processos de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADin) vêm sendo ajuizados no Supremo Tribunal Federal questionando se as desvinculações não contrariam o artigo 144 da Constituição Federal, uma vez que este não cita a perícia entre os órgãos responsáveis pela Segurança Pública. Em torno disso, estabeleceu-se um denso debate jurídico: por um lado, aqueles que entendem que o referido artigo constitucional estabelece uma listagem exaustiva e completa, e, por outro, os juristas que o consideram meramente exemplificativo, não taxativo. Segundo estes, dentre os quais encontramos importantes nomes do Direito brasileiro, como Paulo Brossard, Rogério Lauria Tucci e René Ariel Dotti, o fato da Carta Magna não mencionar a perícia criminal oficial não impede constitucionalmente que ela seja criada como uma estrutura autônoma no interior da Segurança Pública. Isso significa retirar os órgãos da perícia criminal do controle administrativo e político dos delegados gerais das Polícias Civis e Federal, dando a eles uma estrutura independente, dotada de chefia e de recursos humanos e financeiros próprios. Essa situação de instabilidade jurídica dos organismos periciais autônomos levou alguns congressistas a proporem alteração do texto constitucional.

Atualmente, tramitam no Congresso Nacional três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que pretendem regulamentar a situação da perícia criminal:

  • A PEC 325/2009, de autoria do deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT), que desvincula a perícia criminal das polícias, tornando-a um órgão independente.
  • A essa proposta, foi acrescentada a PEC 499/2010, assinada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), que altera o inciso IV e acrescenta o parágrafo 10 ao mencionado artigo 144 da Constituição, incluindo a Perícia Oficial Criminal como um órgão da Segurança Pública dos Estados. Dessa forma, a perícia passa a compor a estrutura da Segurança Pública, subordinando-se ao chefe desta pasta nos Estados, e não aos delegados de polícia.
  • A PEC 117/2015, de autoria dos deputados federais Reginaldo Lopes (PT/MG) e Rosângela Gomes (PRB/RJ), toma como base o texto da PEC 325/2009, fazendo alterações pontuais. Ela é resultado dos trabalhos realizados por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil. Na justificativa da PEC 117/2015, os parlamentares afirmam que “das diligências realizadas [pela mencionada CPI], foi possível constatar que um dos aspectos que mais pode ajudar a esclarecer os homicídios, não somente de negros e pobres, mas qualquer um deles, é a existência de uma perícia criminal fortalecida e desvinculada das polícias civis e federal.”

Todas estas PECs estão apensadas, isto é, reunidas em um único processo que tramita no Congresso Nacional.

ADin

A ADIn é um instrumento que solicita ao STF avaliar se uma lei ou ato normativo contraria a Constituição.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.