Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Fotografia de prisioneiros no Presidio do Carandiru
Sobreviventes do Massacre do Carandiru rendidos no pátio da prisão, em 2 de outubro de 1992. A invasão da Polícia Militar para conter uma rebelião resultou na morte de 111 presos, um dos maiores massacres da história do Brasil e um símbolo da herança de violência da ditadura.

Dignificação do sistema prisional

Dignificação do sistema prisional

Os estabelecimentos criminais seguem sendo desconsiderados pelo poder público, com celas insalubres e condições de subsistência que expõem as pessoas a todos os tipos de violações de direitos. Os presídios só aparecem na mídia quando acontecem motins, massacres ou fugas em massa, do contrário, seguem no esquecimento. Era assim na época da ditadura, e é assim nos dias atuais.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.